Páginas

Seja Bem Vindo ao Nosso Cantinho Virtual!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CANTINHO DA CLASSE REDUZIDA...


No ano de 2009, foi iniciada na escola de aplicação a classe reduzida, desde então o trabalho desenvolvido com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, são extremamente significativos para os mesmo.
A primeira professora da classe reduzida da escola de aplicação foi a psicopedadoga Maria Cecília, que apresentou um belissímo trabalho, colhendo assim frutos grandiosos. No ano de 2010 foi dado a continuidade com a orientadora educacional em ensino especial Cássia Ribeiro, que vem fazendo história com seu trabalho e dedicação na função atribuida.
Dessa forma, houve a necessidade de fazer o Cantinho da Classe Reduzida para que assim possamos acompanhar uma esplendorosa forma de ensino-aprendizagem.
 
1ª Edição do Jornal Aplicação

Foi publicada a 1ª edição do Jornal impresso da escola de aplicação produzido pela Classe Reduzida. O evidente sucesso deu-se pelo desenpenho não só da professora mas principalmente dos alunos e com uma aplausivel participação de todos os funcionários da escola. Em entrevista, com a Professora Cássia Ribeiro pedimos que nos relatasse os objetivos do jornal e como foi trabalhado para que todos os objetivos fossem alcaçados. 


Cássia Ribeiro:
A ideia de produzir um jornal informativo surgiu em função da necessidade das respectivas turmas em identificar os vários tipos de texto.
A elaboração do jornal viabilizou contato direto com situações de criação, pesquisas, entrevistas.
Os mesmos sob orientação da professora a primeiro momento listou o que de importante acontecia na escola e também o que poderia ser noticiado de interesse para os leitores.
Com esse intuito os alunos se reuniram em duplas conversaram sobre os assuntos listados . No momento de socialização as duplas registro no quadro o que era importante saber sobre cada assunto listado. Questionário da entrevista. Com essa definição partimos para a próxima etapa que era as entrevistas deveria ser atendida sobre o respectivo assunto não sendo opinião e sim, respostas objetivas.
Com as entrevistas realizadas por cada dupla, foi criado os textos reunindo as informações.
A elaboração dos textos permitiu que os alunos apesar de suas estremas dificuldades na gramática e ortografia conseguiram expressar-se na escrita de forma coerente.
Ao analisar cada produção sentimos a necessidade de adequar os textos a um padrão,espaço e ordem de cada noticia, para que coubesse em uma folha a4 que é o espaço disponível para as publicações.
A percepção dos alunos quanto a produção de textos curtos, mas que explicasse claramente as informações , também quanto as palavras não se repetirem no texto no mesmo paragrafo, significativamente importante. No momento de revisão dos textos foi escolhido para publicação os que conseguissem passar o recado de forma objetiva e também informações verídicas e de interesse ao leitor.
Foi observado pelos alunos no momento das entrevistas a disponibilidade e linguagem usada pelos entrevistados que contribuíram e dificultam na elaboração do texto.
Essa atividade possibilitou a organização das etapas para a elaboração de um texto onde os alunos perceberam que para produzir devem agrupar informações e que cada etapa é fundamental para a elaboração de um texto.