Na semana da criança os alunos da escola de aplicação tiveram uma aula de Tecnologia Educacional diferenciada. Com o tema “Resgatando as brincadeiras antigas”, as crianças puderam se divertir muito com dinâmicas que respeitasse sua idade. Foi apresentado pela professora Luciana (de tecnologia educacional) um teatro de fantoches onde enfatizava o valor e a importância de cada um para suas famílias e amigos. Vestida de boneca, com muita música e um lindo texto os alunos se encantaram com a apresentação, logo em seguida foram se divertir com a aula que foi preparada com dedicação, e para encerrar todos ganharam uma pequena lembrancinha.
Confira algumas das atividades realizadas:
CABRA CEGA
Como jogar
O jogo apresenta pequenas variações. A mais popular no Brasil diz que assim que a primeira pessoa for pega, a cabra-cega pode desvendar os olhos e passar-lhe a venda para o jogo continuar. Mas há também quem espere todas as pessoas serem agarradas para a rodada terminar – e quem ficar por último será a nova cabra-cega.
Um detalhe importante é fazer a brincadeira num local grande e espaçoso. Escadas, degraus, quinas e vidros não devem estar por perto, já que as crianças vão correr – e muito! – e se movimentar com os olhos cobertos. Tome cuidado também com acessórios que possam fazê-las se machucar, como aparelhos dentários móveis, óculos e brincos grandes.
DANÇA DA CADEIRA
Como jogar
Precisa-se de cadeiras e um aparelho de som ou instrumento musical para esta brincadeira.
O número de cadeiras deve ser uma cadeira a menos do que o número de participantes. Por exemplo, se tiverem 10 participantes, serão necessárias 9 cadeiras.
As cadeiras são postas em círculo (ou outra figura se o espaço for pequeno; uma linha dupla, por exemplo), com os assentos voltados para fora e os participantes devem dançar, em fila, ao redor das cadeiras, ao som de uma música. Alguém de fora da brincadeira deve comandar a música, iniciando e parando a música quando quiser.
Quando a música parar, todos devem achar um lugar para sentar rapidamente. Como há um participante a mais que o número de cadeiras, alguém ficará em pé, sendo eliminado. Uma cadeira deve ser retirada e repete-se o mesmo processo sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
COELHINHO SAI DA TOCA
Como se joga
Divida os participantes em grupos de três crianças, e em círculo forme as tocas.
Duas crianças dão-se as mãos formando a toca e a outra criança ficará dentro da toca. Ela será o coelhinho.
No centro do círculo ficarão as crianças, "os coelhinhos" que estão à procura de tocas.
Quando alguém falar: coelhinho sai da toca.
Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova oportunidade.
TELEFONE SEM FIO
Como se joga:
Numa roda de muitas pessoas, quanto mais pessoas mais engraçado ela fica, o primeiro inventa secretamente uma palavra e fala - sem que ninguém mais ouça - nos ouvidos do próximo (à direita ou à esquerda). Assim, o próximo fala para o próximo e assim por diante até chegar ao último. Quando a corrente chegar ao último esse deve falar o que ouviu em voz alta. Geralmente o resultado é desastroso e engraçado, a palavra se deforma ao passar de pessoa para pessoa e geralmente chega totalmente diferente no destino. É possível competir dois grupos para ver qual grupo chega com a palavra mais fielmente ao destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário